#007 - Ainda existe qualidade
O desafio de buscar e criar qualidade no momento que diversas empresas priorizam e valorizam mais a eficiência
A sociedade está cada vez mais buscando eficiência. Isso ocorre, sobretudo, na indústria de tecnologia, que tenta aumentar a produtividade, que nem sempre está ligada à qualidade.
Estamos cercados de produtos de baixa qualidade que podemos adquirir de forma rápida e prática. Podemos comer fast food em poucos minutos em qualquer esquina. Podemos mobiliar o nosso apartamento com empresas que nos enviam um móvel no dia seguinte.
Infelizmente, estamos nos acostumando a consumir produtos de baixa qualidade. O que nos torna menos capazes de avaliar algo de boa qualidade.
Como resgatamos o olhar de qualidade?
Podemos encontrar qualidade se buscarmos e apreciarmos. Ela continua aqui e também está ao nosso redor.
Há diversos chefs de cozinha excelentes que oferecem pratos a preços acessíveis, apesar da sombra do McDonalds no dia a dia das pessoas.
Há também grandes produtores e diretores de cinema que desenvolvem conteúdos de alta qualidade em termos de roteiro, fotografia, figurino, pós-produção, entre outros aspectos. Basta conferir as produções disponíveis na Apple TV. É possível notar o mesmo nível de excelência que eles empregam em computadores e celulares, por exemplo.
O designer de móveis tem como foco principal a criação de um móvel ideal, que, muitas vezes, é pensado para uma decoração específica, combinando beleza e funcionalidade. A Braun, que a Apple tanto se inspirou para criar os seus produtos, sempre teve o cuidado de pensar em um item que também fizesse parte do ambiente e funcione como parte da decoração.
A busca pela qualidade, seja como consumidor ou criador, nos coloca no desafio de lutar contra um mundo de consumo exagerado, eficiente e descartável.
É crucial investir tempo para alcançar a qualidade e sacrificar os produtos de baixa qualidade. Fazer um trabalho de qualidade não significa apenas oferecer algo às pessoas, mas também apresentar o verdadeiro significado das coisas.
Criar e buscar qualidade ajuda a comprovar o seu valor. Além disso, ajuda a lembrar às pessoas da diferença entre buscar ou produzir algo de qualidade. O valor de um bom filme, livro, app, música, art, comida, móvel é compensado quando se aprecia e entende o seu significado.
Ainda há qualidade e ela precisa ser procurada, criada e, sobretudo, valorizada para continuar mostrando o seu valor ao mundo.