#008 - Seja água, meu amigo
O mercado de design mudou, ou as pessoas designers esqueceram de se adaptar aos novos modelos?
O mercado se movimenta conforme a oferta e a procura. Em design, tivemos oportunidades de crescimento devido às empresas acelerarem suas presenças no digital, principalmente no período de pandemia.
Após o período de euforia, as empresas começaram a fazer cortes em diversas áreas, e o design sofreu bastante com isso. Essa mudança deixou muitas pessoas sem trabalho e muitas vezes não conseguiram se adaptar às novas necessidades.
Para ilustrar melhor, recentemente publicamos três vagas em design na Avenue e fiquei surpreso com a quantidade de pessoas interessadas. Foram realizadas mais de mil inscrições para três posições. Quando iniciamos a estrutura de design na Avenue, em meados de 2021, era muito mais difícil encontrar alguém com tanta velocidade. Dependia muito mais do meu relacionamento com outras pessoas para encontrar uma nova pessoa designer.
Não tenho dúvidas de que estamos enfrentando um momento diferente dos anos anteriores, quando o LinkedIn de amigos e o meu choviam de oportunidades. Poderíamos escolher onde queríamos trabalhar. O momento atual é bastante diferente, é outro e as pessoas que trabalham com design precisam compreender o que está acontecendo para se adaptar da melhor maneira possível.
Se apegar ao passado de abundância e acreditar que as coisas vão continuar da mesma forma é um mau investimento de tempo. O melhor a fazer é se dedicar ao seu crescimento pessoal e profissional e procurar algo que seja importante para você.
"Esvazie a sua mente. Seja sem forma. Sem formato. Como agua. Se você colocar agua num copo, ela se torna o copo. Se você coloca agua numa garrafa, ela se torna a garrafa. Se você a coloca numa chaleira, ela se torna a chaleira. A agua pode fluir, ou pode quebrar. Seja agua, meu amigo". - Bruce Lee
Adequar-se significa compreender o que as empresas estão procurando e como você pode acrescentar com o que já tem de capacidade. É necessário ter humildade, ter uma mente de iniciante e esquecer o que está escrito no seu LinkedIn.
É neste momento que o mercado testa a nossa capacidade de adaptação e formação técnica e comportamental. Se você optou entrar em desgin apenas pelo "glamour" da carreira, terá mais dificuldades se não se empenhar de verdade para aprender. Até porque, agora, não é mais necessário acelerar a carreira das pessoas de forma precipitada como aconteceu nos anos anteriores.
Agora, se você entrou porque gosta de verdade e é apaixonado por design, talvez possa se adaptar melhor ao momento, se não houver uma grande carga de romantismo, é claro. Não adianta achar que o design é a coisa mais importante dentro de uma empresa. Há muitos departamentos que são tão importantes quanto o design. Invista mais em aprender a trabalhar bem com essas outras áreas.
O mercado está em constante mudança e vejo isso como uma fase de amadurecimento. O que torna a curva de aprendizado mais do que necessária. É necessário compreender como o design pode acrescentar valor a novas tecnologias, como a inteligência artificial, por exemplo.
Mas é importante não esquecer que ainda tem muito mato alto para resolver. Estou dizendo que devemos ter cautela ao entregar o básico de forma adequada antes de nos apegarmos a tecnologias que aumentem a qualidade das nossas entregas.
Design ainda é relevante e pode trazer muitos benefícios para as organizações. O design deve ser considerado como uma ferramenta que auxilia na relação das empresas com os seus clientes.
Se você faz parte de um grupo de pessoas afetadas por layoff ou por outro motivo parecido, reflita e faça algumas perguntas para entender melhor o próximo passo. Olhe para dentro de você e pense no que faz e no que não faz sentido. Lembre-se, somente você se importa com a sua carreira, ninguém mais.