Há uma ideia equivocada de que o resultado positivo de uma organização se dá quando cada área funciona de forma eficiente. E, quando pensamos em coesão de time, fica claro que a soma do conjunto faz bastante diferença para os resultados e o sucesso de uma organização.
No entanto, ainda há um desafio de fazer com que cada área de uma empresa funcione muito bem individualmente. Ainda mais importante, é fazer com que todas as áreas possam trabalhar de forma colaborativa, combatendo os egos que ficam pelo caminho.
Quando as diferentes áreas de uma empresa não conseguem trabalhar em harmonia, surge a mentalidade de "Nós vs eles". Essa ideia causa muitos problemas que atrapalham o trabalho.
Não quero apontar culpados pelos silos. Somos seres humanos e nos organizamos em grupos desde o surgimento da sociedade. É comum procurarmos nossas comunidades que estejam em sintonia com nossos interesses.
Os silos podem causar muitos problemas e precisamos encontrar maneiras de evitar isso. Por conta disso, passei alguns dias pensando nas consequências e ideias de como lidar com as dores causadas pelos silos.
Problemas de comunicação
A maior dificuldade das empresas é fazer com que as informações circulem de forma eficiente para além das áreas. Por falta de conhecimento adequado, decisões ruins são tomadas. A comunicação pode ser boa dentro da área, mas raramente funciona bem na empresa.
Baixa produtividade
Se uma pessoa não tem uma informação correta e relevante para o seu trabalho, pode ser que ela gaste tempo desnecessário em uma tarefa que não vai gerar valor. Mesmo em empresas pequenas, duas áreas podem fazer a mesma tarefa porque não há uma comunicação clara e constante entre elas.
Falsa harmonia e medo de conflitos
O excesso de política entre os grupos cria um ambiente no qual a preocupação de prejudicar o outro se torna mais relevante do que fazer o melhor trabalho e entregar grandes resultados. As pessoas se preocupam mais em se protegerem e têm medo de falar coisas importantes. A resolução do problema torna-se menos relevante e, muitas vezes, ele é empurrado para baixo do tapete. E o pior é que as pessoas transformam o problema em fofoca e vira um círculo vicioso e prejudicial a qualquer cultura.
Falta de inovação e criatividade
Muitas pessoas acreditam que a criatividade é uma atividade solo. A inovação surge com boas discussões e interações, onde as pessoas se sentem à vontade para falar o que pensam sem julgamento. Os times que discutem de forma colaborativa criam um ambiente de criatividade e inovação e deixam de lado a mediocridade que poderá ser empregada se os silos trabalharem isolados e com medo da conexão. Grandes ideias e projetos surgem de forma mais natural quando as áreas trazem aquilo em que pensam para a mesa.
People tend to think of creativity as a mysterious solo act, and they typically reduce products to a single idea: This is a movie about toys, or dinosaurs, or love, they’ll say. However, in filmmaking and many other kinds of complex product development, creativity involves a large number of people from different disciplines working effectively together to solve a great many problems. The initial idea for the movie—what people in the movie business call “the high concept”—is merely one step in a long, arduous process that takes four to five years. PIXAR
Como quebrar os silos?
Durante minha pesquisa para este texto, pensei em como as empresas podem quebrar os silos. Como já disse anteriormente, somos seres humanos e, naturalmente, agimos dessa maneira. É quase como uma forma de nos protegermos em grupo.
O primeiro passo para romper os silos é pensar em formas eficientes de comunicar a visão do negócio, de modo a acelerar o impacto da empresa e criar um ambiente onde as pessoas não tenham medo de expor a sua opinião, independentemente do fórum.
As pessoas devem respeitar as opiniões dos outros e deixar de ser reativas. A exposição e o não receio de dividir o trabalho, independentemente do estágio, estimulam um ambiente criativo onde o trabalho ruim não é aceitável.
É necessário criar uma cultura em que áreas e pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões sobre o trabalho do outro. Onde as pessoas possam questionar o coleguinha a respeito da qualidade do que entregamos aos clientes. É menos sobre a família que aceitamos como as pessoas são e mais sobre a cultura de equipe que precisa dar resultados e vencer campeonatos.
Esse é um problema muito comum em grandes empresas. Na minha experiência vejo que silos surgem quando as empresas carecem de uma liderança sólida. O que você acha disso?