Tenho o hábito de pensar como algumas empresas viveram ou estão vivendo sua era de ouro.
A Disney promoveu uma grande mudança no mercado de animação no início dos anos 30 e, atualmente, é um império em termos de criar experiências em parques ou contar histórias que emocionam a todos os públicos.
A Nike tornou a fabricação de tênis de corrida um símbolo de movimento e esporte. A empresa se conectou a atletas como Michael Jordan e alterou significativamente a história da marca e do segmento.
A Apple também teve suas épocas de ouro. Ressignificou a indústria da música e o uso de celulares. A questão central é: como essas empresas souberam aproveitar ao máximo sua era de ouro?
Jenny Arden, Diretora de Design da Zillo, empresa do mercado imobiliário americano, fez uma palestra muito interessante no Config deste ano que me chamou bastante a atenção. Jenny listou 4 ingredientes que podem ajudar uma empresa a viver sua era de ouro. Achei tão interessante a palestra que resolvi trazer aqui uma mistura de tradução com ponto de vista.
1 Um líder com clareza
Não significa ser um líder executivo, que só se importa com o negócio e o que os stakeholders querem. O líder deve acreditar no propósito da empresa e do time e comunicar com clareza que os desafios são possíveis. É crucial que esteja disposto a mostrar o que talvez o time não esteja percebendo.
Um bom líder precisa ter energia e saber transferir isso para o seu time. É preciso saber comunicar e ser insistente até que todos compreendam o que ele está tentando transmitir. É preciso comunicar de forma clara e com qualidade.
2 Um time que se importa com o trabalho
Quando o time se importa com as pessoas e com o resultado, um aumenta a velocidade e qualidade do outro.
As pessoas precisam ter uma forte ligação com o trabalho para poderem se dedicar de forma verdadeira, sem deixar de lado a alegria.
Quando o ambiente tem pessoas humildes e interessadas no desenvolvimento individual e coletivo do time, o resultado criativo do trabalho faz a diferença.
3 Uma empresa que entregue qualidade
Qualidade acontece de verdade quando está conectada aos objetivos da empresa. Quando a experiência é excelente, naturalmente o resultado aparece.
Entregas de qualidade acontecem quando definimos uma barra alta e damos tempo e ferramentas para que as pessoas entreguem.
O resultado da entrega de qualidade deve ser responsabilidade de todos. O que não está incorporado à cultura simplesmente não acontece. É crucial que a qualidade seja discutida e medida para que se torne parte integrante da cultura de uma empresa.
4 Um ambiente preparado para mudanças
Design cria o futuro da empresa. A empresa deve estar sempre se preparando para o próximo passo. Ninguém imaginava que precisaria de um iPod ou até mesmo de um iPhone até que a Apple acreditou e mostrou para as pessoas que elas não conseguiriam viver sem eles.
A era de ouro das empresas ocorre quando as necessidades das pessoas se relacionam com os objetivos estratégicos de forma única.
Vale a pena investir na qualidade da sua entrega. Faça o que for possível para aproveitar a sua era de ouro. Aproveite as pessoas ao seu redor e extraia o máximo delas.
Tenha obsessão por uma cultura de excelência, mesmo que o ambiente ao seu redor esteja com um pensamento pessimista no momento.